terça-feira, 6 de julho de 2010

Recadinho para os Professores -Repetir somente a palavra correta para que a criança não fixe a forma errada que acabou de pronunciar. - É importante que o professor articule bem as palavras, fazendo com que as crianças percebam claramente todos os fonemas. Assim que perceber alterações na fala de um aluno, o professor deve evitar criar constrangimentos em sala de aula ou chamar a atenção para o fato. O recomendável é que não se espere muito tempo para avisar a família e procurar um fonoaudiólogo. - Uma criança que falta às aulas regularmente por problemas de audição, como otites freqüentes, requer maior atenção. - Os professores devem ser bem -orientados em relação a estes fatores e , para isto, é preciso que haja interação entre eles e os fonoaudiólogos. - O ato da fala é um ato motor elaborado e, portanto, os professores devem trocar informações com os educadores esportivos e professores de Educação Física, que normalmente observam o desenvolvimento psicomotor das crianças. - O ideal é que a criança faça uma avaliação fonoaudiológica antes de iniciar a alfabetização, além de exames auditivos e oftalmológicos.

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